Etinho e seu espaço cultural
Há uns três anos, viajando a trabalho pelo Seridó potiguar, soube que havia uma biblioteca num supermercado, na cidade de Currais Novos. Fui conferir e me deparei com um senhor de idade, proprietário do maior supermercado da região que, com a ajuda de uma neta arquiteta, montou um espaço com livros, sofás, fotos antigas e um aparelho de TV, para ser usado pelos clientes. Inclusive, com empréstimos de livros. Essa semana tive outra boa notícia, que um amigo estava montando uma biblioteca em seu posto de combustível, num bairro popular, o Planalto Treze de Maio, em Mossoró. Fui conferir e fiquei impressionada com tudo, especialmente com o projeto em homenagem ao seu pai, já falecido. Assim, está surgindo o Espaço Cultural Eliezer Ferreira, destinado a biblioteca, apresentações culturais, contação de estórias, recital de poesia e literatura de cordel.
Carlos Wellington Ferreira, o Etinho, sempre gostou de cultura, é um grande leitor, procura participar dos movimentos culturais da cidade e de lançamentos de livros. Ele conta que estava com o espaço ocioso e um poeta foi trabalhar na sua empresa. Os dois começaram a pensar sobre o uso do espaço e o poeta, no caso Pedro Melo, incentivou-o a fazer uso de um espaço cultural. Etinho Ferreira está abrindo mão de alugar o imóvel para investir, diga-se gastar, para ofertar a população do bairro e demais clientes do posto e amigos, para usufruir desse ambiente de leitura e de cultura. Inclusive, já está todo decorado com estantes e sofás. Etinho também adquiriu quadros do artista plástico Marcelo Amarelo e confeccionou um memorial com fotos da família, numa bonita homenagem ao homem simples e de vanguarda que foi seu pai, um ex-caminhoneiro que investiu nos filhos, todos estudaram nos melhores colégios da cidade e graduaram-se em faculdades da cidade e em outros estados. Eliezer Ferreira antes de falecer entregou à cidade um grande centro comercial, o Shopping Liberdade, no centro da cidade. O Posto Planalto, localizado à Avenida Presidente Dutra, está mostrando para o público, que pode-se investir em boas ideias. Etinho disse que investir dinheiro no projeto foi o de menos, pois está sendo prazeroso. "No momento, estamos fazendo um cadastro com as escolas públicas da região do Alto de São Manoel, para montar um calendário de eventos e visitas. Nossa previsão para inauguração é para o próximo mês de novembro, quando vamos contar com um grupo de Chorinho, com o poeta Antônio Francisco, e vários outros poetas e artistas. Queremos ofertar mais um espaço para as pessoas mostrarem sua arte, promova lançamento de livros, queremos ser uma empresa cidadã. A ideia é virar um point cultural". Etinho Ferreira é casado com Rita, tem duas filhas adolescentes e uma com cinco anos de idade, todas apoiam a ideia do pai. No espaço cultural há toaletes, sofás e ventiladores.
E o Espaço Cultural Eliezer Ferreira já está recebendo doação de livros e revistas. Haverá um espaço para troca de livros. Contato com Etinho: 84 98802.7826.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário