domingo, 5 de julho de 2020

EM SITUAÇÃO DE RUA

               Pessoas em situação de rua    

Por Assis Nascimento, no Facebook:

       Posso está enganado, mas vejo que está na hora de buscar uma solução para os moradores de rua que ocupam o entorno da Catedral e Praça Vigário Antônio Joaquim, no coração de Mossoró.
       Acredito que as autoridades da terra de Santa Luzia, já devem estar debruçados sobre o assunto em tela.
       Uma revitalização da área há muito se faz necessário.
        Assim penso, por isso digo.

sábado, 4 de julho de 2020

O VENDEDOR DE LIVROS

         Lindomarcos Faustino, em foto de 2013, vendendo livro de porta em porta

       Há sete anos, abrindo o portão de casa, fui abordada por um rapazinho, franzino, embaixo de sol, mochila nas costas e livros nas mãos.
       Era um vendedor de livro de porta em porta, pensei que a atividade estava extinta. Perguntei quem era o autor, respondeu: "Eu".
       Peguei o celular, tirei uma foto e, meio que duvidando, pois nunca o vira em reportagem de nenhum jornal local, na época acho que a cidade tinha cinco jornais diários, convidei-o para entrar e tomar água e um cafezinho.
        Até hoje ele frequenta nossa casa, mas no máximo aceita um copo de água. Minha mãe já se acostumou a tê-lo à mesa, desde então.   
        Isso foi em 2013, de lá para cá, ele já escreveu mais de vinte livros e não lembro de tê-lo visto em entrevista a nenhum jornal, até que tentei pautá-lo nos cadernos de cultura, mas os colegas não aceitaram. Não viam com bons olhos aquele menino de periferia 'invadindo' um espaço reservado a intelectuais. 
       Também já tentei inclui-lo em algum programa de televisão para contar sua paixão por Mossoró e por insistir em resgatar nossos ancestrais, também não consegui. Acham que o assunto não rende audiência.  
        Então, em 2015, levamos essa ideia para as redes sociais, criamos um grupo no Facebook -  Relembrando Mossoró - e ele abriu o grupo no Whatsapp, de início somente éramos nós dois e Edvaldo Morais, outro mossoroense apaixonado pela Mossoró de antigamente, embora resida em outra cidade do estado.
        Hoje, o grupo no Facebook tem mais de 100  mil seguidores e no Whatsapp temos gente da melhor espécie: formadores de opinião, empresários, médicos, servidores públicos, profissionais liberais, vereadores e blogueiros, enfim.
        Esse é o responsável por estarmos aqui, reunidos e unidos por uma paixão: Mossoró de ontem, de hoje e de amanhã: Lindomar Faustino.
        Voltarei ao assunto em outra postagem brevemente. 

           Lindomarcos, Lúcia Rocha e Rilder Medeiros, em 2017, na Feira do Livro 

quarta-feira, 1 de julho de 2020

DESPEDIDA DE ASCLEPIUS




Por Lúcia Rocha
luciaro@uol.com.br

         Do diretor do Museus Histórico Lauro da Escóssia recebemos mensagem de despedida da direção, obedecendo lei eleitoral, visto que sairá candidato a uma vaga no legislativo mossoroense,
         Asclepius é o tipo de pessoa que quando colocado a serviço de algo ele se capacita e corresponde ao cargo porque é simples, um sujeito sem frescuras, parcimônico, conciliador e não afeito a vaidades que geralmente castiga os gestores públicos, destruindo carreiras e reputações.
        Desejamos toda sorte do mundo a você, Asclepius, na esperança de que vindo a ocupar uma vaga na nossa câmara municipal, represente a categoria de profissionais da cultura, sejam artistas, autores, poetas e artesãos.   
        Deus lhe abençoe em sua caminhada, onde quer que vá, Ele terá um lugar especial para você.
        Segue a mensagem de Asclepius:


      Estive Diretor do Museu Histórico Lauro da Escóssia, por três anos e um mês, onde aprendi bastante sobre servir bem e com excelência nossos visitantes, como o próprio nome diz: servidor público.
       A partir desta data, estou trilhando novos desafios em busca do Legislativo estou pré- candidato a vereador da nossa Mossoró.
       Espero ter atendido as expectativas dos inúmeros visitantes que para o ano de 2017, foram sete mil. Em 2018, um total de quinze mil em mais de 200 agendamentos e para 2019, vinte mil nos deram a graça de um número expressivo de pessoas conhecendo nossa Cultura, História e Memória, além de doze nações.
        Através da UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - estamos com 85% do centenário jornal O Mossoroense digitalizado.   
        Aproximamos as escolas, faculdades, academias de letras e artes, além de instituições do nosso equipamento de cultura através das rede sociais e visitas pessoais, facilitando os agendamentos, com planilha interna, evitando a emissão de ofício e deslocamentos.
         Na nossa gestão, fizemos parte do processo de reparos do museu e criação da pinacoteca municipal, a ser instalada brevemente no primeiro piso.
         Deus abençoe minha jornada e peço o seu apoio.
         Meu desejo é de poder fazer mais pela nossa cidade e corresponder a confiança a mim prestada. Em breve estaremos juntos novamente, por uma causa e desafios mais amplos.

Asclepius Saraiva Cordeiro.