quarta-feira, 14 de abril de 2021

ADEUS, PAINHO

 



Por Rafael Jales Gomes*


         Até ontem éramos cinco na terra.
         Hoje também continuamos cinco, mas não fisicamente. 
         É impossível considerar que um de nós, o principal, deixa de existir. Ele, que agora habita a morada de Deus, continua vivo no coração de cada amigo, familiar, cliente. 
         Deus o deu o sopro da vida e o enviou a essa terra. Aqui ele construiu obras, ajudou e influenciou pessoas. Quantas não tornaram-se advogados por sua influência? Aqui em casa, quatro. Fora dela, inúmeros.
         Quantos nao concluíram a graduação com sua contribuição? Aqui em casa, quatro. Fora dela, inúmeros. 
         Quantas vezes não levou justiça aos injusticados? Olhou por aqueles que ninguém mais olhava? Ajudou aqueles que estavam completamente desamparados? Incontáveis.
         Felix Gomes Neto, 'Painho', 'Doutor Félix', 'Tio Félix', "Ferlirneto', "O marido de Janete", "O genro de hemeterio", "Meu irmão", "Mesmo que ser um pai para mim", "Aquele advogado, lá do Junco".
         Tudo fazia referência à mesma pessoa.
         Porém, a alcunha que certamente o marcou nessa terra e que ele mais gostava foi aquela que deram quando, gratuitamente, ajudou a mais de cem apenados que, injustamente, estavam em regime fechado a progredirem para o semiaberto e aberto.
          Ao chegar na Penitenciaria Agrícola Doutor Mário Negócio, estava escrito em uma de suas paredes: "Doutor Félix, o advogado dos pobres".
          Por isso, repito, continuamos cinco.
          Uma pessoa com sua obra jamais morrerá.                Seu legado jamais será esquecido. 
          Nós, além do sangue, também herdamos sua vontade, suas lutas, seus ideais e seus planos.
          Descanse, meu pai. O senhor merece.
          Meu Deus, acolha-o e lhe dê a alegria de estar ao seu lado. 
          Conviveremos com a saudade do mesmo jeito que convivemos com o senhor, meu pai: com alegria, pensando sempre no próximo plano para nos tornamos mais fortes. 
          Obrigado por esses vinte e cinco anos e por todo o pouco que tenho na minha vida.
           Resistiremos assim como o senhor resistiu.
           Aos amigos e familiares, sou eternamente grato por cada expressão de carinho ao meu pai em vida ou após sua partida. Isso enche nossos corações de alegria. Contem conosco assim como contavam com ele.

Advogado, filho do advogado Félix Gomes Neto, vítima do Covid 19, na madrugada de 12 de abril de 2021, às vésperas de fazer 57 anos de idade. 

2 comentários: