quarta-feira, 29 de abril de 2020

REABERTURA DO VINTAGE HAIR

Marinaldo Rocha, com máscara azul, e sua equipe do Vintage Hair



Por decreto municipal, assinado pela prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, o comércio e algumas empresas de serviços abriram no dia 24, porém, um empresário e profissional da beleza, proprietário do Vintage Hair & Make Up, Marinaldo Rocha, tem promovido encontros com sua equipe para a adequação do seu espaço atendendo todos os procedimentos adotados pelos espaços de beleza na Itália e França, em troca de informações com colegas desses países. São muitas orientações, que vão desde a chegada do cliente, toda sua permanência no ambiente será monitorada por colaboradores, inclusive, há recomendações por escrito espalhados em todos os ambientes do Vintage, inclusive, sobre o uso do toalette e do aparelho celular pelos clientes. O atendimento será mediante horário marcado para evitar aglomeração. Fica proibido, por exemplo, cliente levar alguém como parentes ou amigos. Durante toda essa semana a equipe passa por treinamento sobre todos os procedimentos.
Após o primeiro encontro, Marinaldo Rocha enviou via redes sociais um comunicado para sua clientela, a seguir:
 


"Bastante especial e aproveitável nosso primeiro encontro durante esta quarentena. Nós, que fazemos o Vintage Hair, estamos nos preparando durante esta semana para melhor atender você, cliente e amigo, na reabertura do nosso espaço, a partir da próxima segunda, dia 5.
Estamos organizando os agendamentos e elaborando cada detalhe para o retorno ser de forma segura durante essa pandemia covid-19. Lembrando que vamos atender somente através de agendamentos pelos nossos

telefones:
3316-1534
Whatsapp 98827-1301,
para evitar aglomeração em nosso espaço, atendendo decreto municipal.
Pedimos a compreensão de todos e desejamos saúde e boas energias para o universo".



Pai Nosso no Vintage Hair 

quinta-feira, 23 de abril de 2020

CENTENÁRIO DE RAIBRITO

Raibrito em foto de Ricardo Lopes


Por Lúcia Rocha

         Comemoramos hoje o centenário de nascimento de Raimundo Soares de Brito - Raibrito - pesquisador, historiador e escritor.   
         Raibrito jamais cursou uma faculdade, porém, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na gestão da reitora, Nevinha Gurgel.
        Hoje, o sobrinho de Raibrito, também pesquisador, historiador e escritor, Antônio Marcos - Marquinhos - lançou a plataforma www.raibrito.com.br assim em homenagem ao tio e mentor.
        Muitas informações e um farto acervo de fotografias do homenageado.
        Parabéns, Marquinhos, por não esquecer do homenageado, nosso eterno Raibrito.
          



      

domingo, 19 de abril de 2020

CRIANÇAS RECONHECIDAS



Filhos de pastor americano



Por Lúcia Rocha
luciaro@uol.com.br


Há alguns meses, encontrei no Museu Histórico Lauro da Escóssia numa caixa de fotos antigas e sem identificação, muitas fotos de crianças, dentre as quais essa garotinha e o garotinho. Postei no grupo Relembrando Mossoró, no Facebook e esta foto gerou muitos comentários e curtidas. A maioria ficou curiosa, claro, para saber quem são esses rostinhos. Alguns palpitaram e teve quem sugeriu que pertencessem a família Real Portuguesa, pois ainda há descendentes deles no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Mas teve também quem, maldosamente, insinuou que no Relembrando Mossoró só postamos fotos de famílias ricas.
Na verdade, a maioria dessas fotos que se encontram no museu foram produzidas pelo fotógrafo Manuelito Pereira, que não vivia de brisa. Era um excelente profisisonal, o melhor fotógrafo da cidade e dono de um estúdio, local onde mais atuava. Portanto, é natural que fografasse quem contratava seus trabalhos. Mostrei essa foto das duas crianças, postadas acima, para diversas pessoas e ninguém as reconhecia, com exceção de uma delas, Maria Lúcia Escóssia, ex-diretora do museu. Ela reconheceu como dois irmãos, filhos de um pastor americano que morou em Mossoró entre as décadas de 1940 e 1950. Então, fomos pesquisar os jornais da época e encontrei numa edição de 1951, do O Mossoroense, a informação que o pastor Robert Standley, norte-americano, estaria inaugurando naquele ano a Igreja Batista, onde funciovana o Cine Guarany. Esse cinema funcionou na Avenida Alberto Maranhão, próximo da Rua Lopes Trovão, imediações das lojas Americanas, do centro.
O livro Que Povo é Esse? de autoria de Jaime A. Lima, da Editora Batista Regular, registra a passagem do pastor Robert Standley em Mossoró e que, segundo o livro, aqui chegou em 1942. Esse pastor ficou conhecido na cidade por ser proprietário de um pequeno avião. Continuo a pesquisa a respeito desse pastor, em busca da identidade dessas crianças e de como estão hoje.
Quem souber de algo mais, por favor, comunique-me através do Whatsapp 84-99668.4906.