domingo, 29 de setembro de 2019

MOSSORÓ NO FACEBOOK



Foto: João Maria Sousa

Pelo Facebook, João Maria Sousa fez o desabafo


LAMPEJOS

Durante a c
aminhada do sábado, vi uma cena que me fez parar para registrar e escrever sobre ela. Confesso que até esse exato momento não consegui extrair a essência que a foto possui, as inferências que podem ser acrescentadas a cada detalhe. 
Pensei em descrever sobre as batalhas diárias que mães enfrentam para suprir vida aos seus filhos. Muitos desses acompanhando de perto, trabalhando também pela sobrevivência doméstica. No colo do jovem da bicicleta, vai um isopor, acredito que "dindins" seja o conteúdo.Também veio uma reflexão sobre a incongruente distribuição de renda no país. O ambiente da fotografia é um condomínio de classe média em um bairro da periferia, onde alguns ainda mendigam o pão de cada dia, isso em Mossoró, uma cidade que tem mais de meio Bilhão de orçamento anual. Na verdade, se permanecermos olhando de forma crítica, muitos outros assuntos poderiam ser extraídos desse registro fotográfico, dos mais diversos temas. Como não consegui escrever nada em específico sobre a foto, deixo para que vocês possam fazer isso, na mente de cada um.

Boa reflexão a todos!

Ps. O texto acabou saindo. 😁
 — em Mossoró.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

FEIRINHA NA UFERSA



         A comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido passará a ter acesso a produtos orgânicos dentro do Campus Sede em Mossoró. Será através da Feira Agroecológica que será instalada toda quinta-feira, das 08 às 12h, nas dependências da Universidade. 
      O termo de cessão e o lançamento da iniciativa vão acontecer na próxima quinta-feira, 26, às 9h da manhã, no Auditório da Biblioteca Orlando Teixeira. O Termo de Cessão será assinado pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea e pelo presidente da Associação dos Produtores Orgânicos Familiares de Mossoró – Aprofam.
   A iniciativa do projeto partiu dos professores Joaquim Pinheiro de Araújo e João Liberalino com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação. A Feira Agroecológica de Mossoró, em funcionamento há mais de 12 anos, é umas das principais ações da Aprofam. 
     O espaço, segundo o professor Joaquim Pinheiro, disponibiliza produtos orgânicos, cultivados pela agricultura familiar local, tornando-a uma novidade e referência em termos de transição agroecológica, de produção e consumo alimentar, registradas em vários estudos e conceituadas como Redes alimentares Alternativas e Cadeias Curtas Alternativas Alimentares. “Trata-se de um espaço participativo, justo e solidário de oferta de alimentos orgânicos”, frisa o professor Joaquim. 
    A Associação reúne 40 unidades familiares, residentes em 11 assentamentos e três comunidades rurais de Mossoró que produzem nas suas localidades e se encontram aos sábados para a comercialização. Além desse espaço, aos sábados, a Aprofam está ampliando locais de comercialização parcerias com instituições que compreendem a importância dessa ação. O funcionamento da feira agroecológica na Ufersa, às quintas-feiras é parte desse processo.
     Ainda segundo o professor Joaquim, desde o seu início a Feira Agroecológica de Mossoró tem sido um laboratório à céu aberto para o ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos de ciências agrárias da Ufersa, UERN e IFRN, sendo tema de vários TCC, dissertações e teses de doutoramento. “Na feira, ou através dela, os discentes têm a oportunidade de estabelecer contatos e vivências em todas as etapas da cadeia produtiva dos sistemas orgânicos de produção da agricultura familiar”, avalia.
    Com o intuito de sistematizar melhor essa relação, professores e estudantes da graduação e pós-graduação decidiram propor a instalação de uma feira desses agricultores no interior do campus da Ufersa, permitindo o acesso contínuo e mais próximo dos seus discentes e docentes com os produtores e produtoras. A Feira permitirá a toda a comunidade acadêmica o acesso a esses produtos e a troca de saberes e informações entre a academia e os agricultores, sendo também um espaço de comercialização de alimentos agroecológicos e de recurso didático e de pesquisa nas diversas dimensões da transição agroecológica.

SEMINÁRIO DE LIDERANÇA FEMININA



                 O Grupo Hinode promove em Mossoró, o Seminário de Liderança Feminina, também chamado de Pérolas, a ser ministrado por Luisiane Gondim, empresária e treinadora oficial do grupo.
O seminário será a partir das 14 horas, no auditório do Hotel Vila Oeste. 
            O Seminário de Liderança Feminina é dirigido para mulheres, consultoras de negócios e produtos da Hinode. Mais informações pelo Whatsapp: 84 - 99668.4906 ou pelo e-mail: luciaro@uol.com.br


CAFÉ NO PARQUE MUNICIPAL



        Lindomarcos Faustino, criador do Relembrando Mossoró, grupo que faz sucesso no Facebook, com mais de 100 mil membros, promove o IV Café da Manhã, no próximo dia 6 de outubro, a partir das 8 horas, no Parque Municipal de Mossoró, no centro da cidade.
        Lindomarcos Faustino, pesquisador, historiador e escritor, pede que cada um leve o seu prato. "Lá faremos a compartilhação, chame mais um amigo e venha para mais uma confraternização de amigos do Relembrando Mossoró.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

CONSERTO E TROCA DE NOTEBOOK


Não tem nada melhor do que você procurar um serviço e encontrar um profissional que cobra um preço justo e cumpre o prazo. Assim é com Júnior, que faz manutenção de notebooks, além de comercializar semi-novos e recebe notebook com defeito. Indico o moço, que atende pelo whatsapp 84 98753.1545. Sua oficina tecnica fica no centro de Mossoró, próximo do INSS.




quarta-feira, 4 de setembro de 2019

SEMANA DA BELEZA





CURSO DE COMPUTAÇÃO


NOVA PADARIA FROTA


                 Quem passa no cruzamento das ruas Amaro Duarte e Alaíde da Escóssia, no bairro nobre da Nova Betânea, vai dar de cara com um grande canteiro de obras, onde está sendo erguida a filial da Panificadora Frota.
         Para quem possa estranhar que já existe a matriz a poucos quilômetros dali, fica a informação que foi feita pesquisa há cerca de três anos e, acredite, o público pediu outra no mesmo bairro.

         Na outra ponta da esquina, na residência que foi de Lauro Rosado, foi erguida uma clínica, que chama bastante atenção de quem passa pelo local.
         Quem diria que o bairro Nova Betânea se transformaria em prédios residenciais e imóveis comerciais. 
          Parabéns aos empreendedores visionários que estão levando seus negócios para esta parte da cidade que até bem pouco tempo era um bairro totalmente residencial.